Brasil tem 48 milhões de empreendedores entre 18 e 64 anos

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizada no ano passado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil tem 48 milhões de empreendedores.

São pessoas entre 18 e 64 anos envolvidas na criação ou manutenção de algum negócio na condição de empreendedor em estágio inicial ou já estabelecido no mercado.

Jovens entre 18 e 24 anos representam quase 20% dos empreendedores iniciais atuantes no Brasil. A chamada Taxa de Empreendedorismo Inicial (TEA) reúne todos os negócios nascentes e novos existentes no Brasil.

Em 2016, ano de realização do estudo, a cada 100 brasileiros, 20 estavam envolvidos com atividades empreendedoras em estágio inicial.

Ainda que o empreendedorismo tenha enorme importância em nossa economia, existem diversas dificuldades enfrentadas pelos empresários de forma geral. Listamos abaixo apenas três das muitas mencionadas pelo estudo GEM que limitam a abertura e manutenção de negócios no Brasil.

1) Políticas e programas governamentais (complexidade da legislação e da carga tributária, além do excesso de burocracia);
2) Apoio financeiro (escassez de fontes financiadoras, dificuldade de acesso ao crédito e alto custo do capital);
3) Educação e capacitação insuficientes para os desafios impostos pelo empreendedorismo.

 

Quer acrescentar alguma informação? Fique à vontade para escrever no espaço de comentários!